Cadastre-se

Modelo de foto pro site (3).png
Com mensagem reflexiva e de conscientização, grupo de teatro do TRT-13 retoma apresentações

Os perigos do uso incorreto ou do não uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e as suas consequências foram abordados, de forma lúdica, pelo grupo de teatro Justiça em Palco, do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (Paraíba). A apresentação foi realizada na manhã desta terça-feira (2), no auditório do Sebrae/PB durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) da Cagepa, e marcou a retomada das encenações do grupo, que estava com as atividades paralisadas desde o início da pandemia da Covid-19.

FotoCerca de 120 servidores da Cagepa puderam prestigiar a peça, que arrancou risos e muitas palmas da plateia. Nesta retomada, uma dupla alegria: além da expectativa do retorno das apresentações, o momento foi de estreia da servidora Rosirene Anísio da Silva nos palcos. Ela foi convidada recentemente a integrar o grupo e interpretou a personagem Janicleide, que gosta de festas e de estar sempre arrumada, mas não gosta de usar EPIs. “Estava nervosa e eufórica, mas tudo deu certo. Resolvi aceitar o desafio e vou seguir com o pé direito”, afirmou.

Para a coordenadora do grupo, Maria Evanise Jurema Lima Morimitsu, o maior objetivo do Programa Justiça ao Alcance de Todos, que integra o grupo de teatro, é aproximar a população da Justiça do Trabalho. “Acredito que a linguagem que passamos através do teatro, de forma lúdica, é bem assimilada. Muitas vezes, nossa peça complementa um tema abordado em alguma palestra prévia e as pessoas compreendem perfeitamente de forma divertida. Todas as vezes em que nos apresentamos, as pessoas entendem e gostam”, relatou.

O técnico da Cagepa e atual vice-presidente da Cipa 272 da Regional Litoral Marés, Jânio Cidalino, assistiu à peça e disse ter gostado da apresentação. “Foi excelente. A peça veio despertar em cada um a vontade de se prevenir ainda mais, seja no tocante à prevenção de acidentes, seja em relação às doenças ocupacionais. Neste sentido, a peça acrescentou muito a todos os trabalhadores que participaram do evento”, frisou.

Sipat

A linguagem lúdica é uma poderosa ferramenta didática, capaz de transmitir importantes mensagens de forma fácil, rápida e eficaz. Foi pensando nisso que o grupo de teatro do Tribunal foi convidado a participar do evento desta terça-feira (2). De acordo com o gerente da Regional do Litoral da Cagepa, Walace Medeiros, esta foi uma forma de abordar o contexto do dia a dia de trabalho de forma lúdica.

Foi uma oportunidade de trazer um universo novo e uma atmosfera diferente do dia a dia, de modo a não focar apenas no treinamento puro e trazer algo que marque na mente. A linguagem criativa e próxima do cotidiano transmite a mensagem com segurança e é recebida com muito mais empatia”, destacou.

Por sua vez, o agente de manutenção que atua na área técnica de inspeção de medidores, Joseano Lima da Silva, enfatizou a importância de eventos como a Sipat. “Vemos colegas um pouco resistentes a frequentar palestras, mas temos de observar que elas reforçam e atualizam as questões de segurança usadas, inclusive, fora da empresa”, disse.

O grupo

Para solicitar a apresentação do grupo Justiça em Palco do TRT-13, é preciso enviar um ofício à Presidência do Tribunal, detalhando o evento, data e horário, objetivo, entre outras informações, para que a participação dos integrantes seja liberada. É possível, também, entrar em contato com a coordenadora do grupo por meio do número (83) 3533-6060.

O Justiça em Palco conta com dez integrantes que participam de modo voluntário e realiza os ensaios em salas de reuniões disponíveis no Tribunal. foto Criado em 2011 por meio do Ato da Presidência nº 292/2011, o grupo integra o Programa Justiça ao Alcance de Todos, que tem como objetivo levar à população paraibana conhecimentos básicos sobre as atividades e funcionamento da Justiça do Trabalho, bem como os direitos por ela tutelados.

Dessa forma, o grupo tem levado à população temas relevantes de Direito do Trabalho, além de ter expandido sua área de atuação, que inicialmente se restringia às instituições de ensino e, agora, abarca empresas de diversos segmentos. As peças focam, principalmente, temas como prevenção de acidentes de trabalho e prevenção do trabalho infantil. Apresentações já foram levadas a escolas municipais e estaduais de todo o estado, além de instituições como IFPB, OAB/PB, Senac e empresas como Cagepa, Copobras, Cristal Mineração, JGA Construções, e eventos internos do TRT-13.

 

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social TRT-13



Comments: