curso Inteligência .jpeg
Curso elenca exemplos de como aplicar estes conhecimentos na prática cotidiana da segurança institucional

A Coordenadoria de Segurança Institucional (CSI) está realizando até a próxima quarta-feira o Curso de Inteligência, em uma parceria com a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (Ejud-13). As palestras acontecem no auditório do Fórum Maximiano Figueiredo. Na manhã desta segunda (15), a agente da Polícia Judicial Karina Pereira Diniz ficou responsável por abrir o curso.

Na palestra, ela apresentou conhecimentos adquiridos no estágio realizado na Escola de Inteligência Militar do Exército, em Brasília (DF). A agente deu ênfase aos fundamentos, planejamento e ferramentas da atividade de Inteligência e Contrainteligência, além de elencar exemplos de como aplicar estes conhecimentos na prática cotidiana da segurança institucional.

“É um evento de grande importância para o Tribunal, pois, ao tempo em que viabiliza a capacitação de servidores internos e servidores do nosso quadro de agentes da Polícia Judicial, possibilita a interação do tribunal outros órgãos que têm seus quadros setores de segurança institucional”, pontuou o vice-diretor da Escola Judicial do TRT-13 (Ejud13), o juiz do trabalho Adriano Dantas.

Não à toa, o público-alvo do curso engloba os membros da Comissão de Segurança (Comseg), agentes da Polícia Judicial e membros do Grupo Especial de Segurança (GES) do TRT-13, bem como agentes da inteligência de instituições parceiras, como o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), a Justiça Federal da Paraíba (JFPB), Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Procuradoria-Regional do Trabalho (PRT), Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), Polícia Militar da Paraíba (PM/PB) e Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBM/PB).

A chefe da Coordenadoria de Inteligência do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, tenente-coronel Simone, foi uma das representantes dessas instituições que participaram do curso e que reforçam a importância desta iniciativa. “Eu acredito que esta troca de informações é essencial, porque a gente vai estabelecendo laços de amizade e a atividade da inteligência é baseada nessa integração, nessa troca de dados. É a primeira vez que tenho a oportunidade de vir a um evento aqui no TRT e isso é importante para a relação entre as instituições”, destacou.

“É preciso a instituição ter esse braço de articulação de informações. Este evento traz a possibilidade de começarmos a formar uma rede de informações não só do Poder Judiciário, mas também de outros poderes que estiveram presentes aqui”, enfatizou o coordenador de Segurança Institucional do TRT-13, Jefferson Ferreira.

curso Inteligência 3.jpeg
O público-alvo do curso engloba membros da Comissão de Segurança (Comseg), agentes da Polícia Judicial e membros do Grupo Especial de Segurança (GES) do TRT-13, bem como agentes da inteligência de instituições parceiras

André Luiz Maia
Assessoria de Comunicação Social TRT-13

 

Comments: