Cadastre-se

Oficina 1.jpeg

Prestes a ser oficialmente criado, o laboratório com foco em ciências de dados do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) já iniciará as atividades com desafios bem definidos. É que nas últimas quarta (23) e sexta-feira (25), o Laboratório de Inovação (Labor) e a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) promoveram duas oficinas de ideação com servidores de diversas áreas de atuação no Regional e, durante as atividades, foram definidas demandas para serem avaliadas pelo futuro laboratório.

De acordo com o responsável pelo laboratório, Rodrigo Cartaxo, as oficinas permitiraml idealizar a primeira solução a ser desenvolvida. “Temos uma ideia ainda inicial do que seria um observatório de indicadores sociais utilizando dados do sistema PJe. Porém, esmiuçamos mais a ideia com as oficinas para saber, realmente, qual o caminho a seguir”, explicou.

Para auxiliar neste processo, participaram das oficinas representantes de setores como a Assessoria de Projetos Sociais e Promoção dos Direitos Humanos (Aspros), a Secretaria-Geral Judiciária (Segejud), a Corregedoria, a Secretaria Geral da Presidência (SGP) e a Assessoria de Comunicação Social (ACS). “É muito importante essa participação multidisciplinar, que ajudou a ter uma visão mais diversa. Agora, as expectativas são as melhores possíveis”, enfatizou.

As oficinas aconteceram no Labor e, no primeiro dia, foram elencados os principais desafios com seus respectivos eixos de atuação e os benefícios oriundos de potenciais soluções. Já no segundo dia de atividades, os participantes discutiram sobre como solucionar os desafios priorizados.

O projeto do laboratório está alinhado ao PEI, à Agenda 2030 e a todas as pautas sociais priorizadas pela presidência, a exemplo de empregabilidade, diversidade, acessibilidade, entre outros. “As oficinas representaram o pontapé inicial para a construção de uma solução que atenda efetivamente às demandas da sociedade por um judiciário mais transparente e justo”, pontuou Rodrigo Cartaxo.

Oficina 2.jpeg

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social TRT-13

 

Comments: