Cadastre-se

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) firmou convênio com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da sua Fundação de Apoio ao Desenvolvimento, para a implantação de um projeto inovador voltado à inclusão e melhoria de qualidade de vida de pessoas com deficiência no âmbito do TRT-13. Intitulada “Inclusão de Pessoas com Deficiência no TRT-13: uma abordagem centrada no ser humano para o diagnóstico da capacidade laboral e funcional do trabalhador”, a iniciativa terá início já neste mês de setembro.

Segundo explicou a coordenadora do projeto, professora Ana Karina Pessoa Cabral, da UFPE, uma equipe interprofissional aplicará o projeto no Regional ao longo de aproximadamente quatro meses. Neste período, será feito um diagnóstico preciso, que consiste em análise ergonômica e avaliação funcional dos servidores, estagiários e jovens aprendizes com deficiência, seja física, visual ou auditiva, em atuação no Regional, e posterior recomendação quanto à adequação dos ambientes e postos de trabalho. 

Além disso, também haverá indicação de tecnologias assistivas que poderão influenciar positivamente na qualidade de vida e desempenho profissional dos envolvidos. “A equipe será composta por 13 pessoas das áreas de Terapia Ocupacional, Design, Engenharia e Fisioterapia. São estudantes de graduação, técnicos e docentes da UFPE, vinculados ao Laboratório de Tecnologia Assistiva e Terapia Ocupacional da Universidade”, afirmou a coordenadora.

Ana Karina Cabral coordenadora do Projeto de Inclusão.jpeg
Professora Ana Karina Cabral

A professora Ana Karina Cabral considera o projeto inovador, tendo em vista a valorização do ser humano, e a expectativa é contribuir para o mapeamento de barreiras aos servidores com deficiência no TRT-13. “A partir disso, vamos propor medidas preventivas e de promoção à saúde dos colaboradores, além do planejamento para realização futura de adequações ergonômicas e indicação de Tecnologias Assistivas para compensar as limitações funcionais e contribuir com a melhoria do desempenho organizacional e individual”, ressaltou.

O presidente do TRT-13, desembargador Thiago Andrade, destacou a relevância do projeto. “Queremos tornar o ambiente de trabalho ainda mais inclusivo e acessível aos servidores com deficiência do Regional, facilitando suas atividades diárias e contribuindo para o aumento da qualidade de vida”, enfatizou.

O projeto tem como parceiros a Professora Giselle Merino, docente da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e coordenadora de projetos do Núcleo de Gestão de Design/ Laboratório de Design e Usabilidade (NGD/LDU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); o Professor Eugênio Merino, coordenador geral do NGD/LDU UFSC; e estudantes de pós-graduação da UFSC. 

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social TRT-13

 

Comments: