Inauguração.JPG

Parafraseando o poeta Carlos Drummond de Andrade, para quem “As leis não bastam. Os lírios não nascem da lei”, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), Thiago Andrade, afirmou o seguinte: “Os lírios podem nascer das leis. O Cijus é uma tentativa de fazer nascer lírios a partir das leis”. Inaugurado nesta segunda-feira (30), o Centro Integrado da Justiça Social (Cijus) tem precisamente a prerrogativa de, em união e parceria, promover serviços relevantes às pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

Para isto, o espaço, que fica próximo ao Shopping Tambiá, no Centro de João Pessoa, vai congregar, de uma só vez, serviços de diferentes entidades, além do próprio TRT-13. São elas: Prefeitura Municipal de João Pessoa (por meio do Sine-JP), Defensoria Pública do Estado, Ministério Público do Trabalho da Paraíba (MPT-PB), Fecomércio (por meio do Senac), Fiep (por meio do Senai), Sebrae/PB, Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana (SEMDH) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH).

Durante a cerimônia de inauguração do Cijus, o presidente do Regional, ainda em referência ao poeta Drummond, explicou que o espaço é uma tentativa de fazer nascer lírios a partir das leis. “Aliás, o Cijus, em si, é um pequeno lírio que acaba de brotar e que será cultivado com empenho e parceria de todos nós. Estou certo de que irá florescer transformando-se no espaço público de acolhimento, empático, de respeito às diferenças e à dignidade da pessoa humana. Um lugar de materialização de oportunidades e promoção dos direitos humanos”, destacou.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades e representantes dos órgãos que integram o Cijus, bem como de magistrados e servidores do TRT-13. A partir da próxima segunda-feira, dia 6 de novembro, o espaço vai abrir e disponibilizar seus serviços ao público, funcionando das 8h às 14h, de segunda a sexta. 

Confira os destaques dos discursos das autoridades que participaram deste importante momento para o TRT-13:

Cícero Lucena, prefeito de João Pessoa - “O que estou presenciando aqui é algo que eu acredito. Acredito na força da união, na consciência de cada um e na clareza que devemos ter de sentimento humanizado. Acredito na força desse trabalho”

Fábio Andrade, procurador-geral da Paraíba, representando o Governo do Estado - “Parabéns pela iniciativa de promover essa integração de vários órgãos. É um espaço extremamente importante com o propósito de prestação de serviço à comunidade”

Lídia Moura, secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana - “Este espaço me emociona muito porque é uma política que o governo do estado já desenvolve de integração, transversalidade e interseccionalidade. Quando vemos um tribunal que não fica só na sua função, indo para além do previsto no ordenamento jurídico e tendo iniciativas como essa, demonstra que esse é o caminho e, dessa maneira, vamos fazer o enfrentamento às graves violações aos direitos humanos”

Rogério Sitônio Wanderley, procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da Paraíba - “É uma honra fazer parte do Cijus e estamos bastante entusiasmados com a iniciativa. O MPT-PB integrará o Cijus com o atendimento ao público e recebimento de denúncias”

Madalena Abrantes, defensora pública-geral da Paraíba - “Quero parabenizar o desembargador por essa importante iniciativa. A Defensoria Pública representa pessoas marginalizadas, mais carentes e vulneráveis. O senhor tem essa visão de congregar todos esses órgãos para, juntos, em um só local, minimizar os problemas sociais”

Marconi Medeiros, presidente da Fecomércio - “Nas vezes em que pudermos fazer alguma coisa para quem é discriminado ou se sente assim, devemos partir para a ação. Uma das coisas mais importantes e que o Brasil precisa é de ações, não só de palavras e promessas”

Franco Fred, gerente da agência João Pessoa do Sebrae/PB - “É uma grande rede que começa hoje e traremos empreendedorismo para as pessoas que mais precisam. O Sebrae/PB junto aos parceiros espera capacitar pessoas para que elas identifiquem oportunidade de negócio, tenham esperança no futuro e possam montar seu próprio negócio”

O que é?

Com o objetivo de auxiliar as pessoas, em especial aquelas em estado de vulnerabilidade social, no processo de reinserção no mercado de trabalho por meio da oferta de capacitações, além do acolhimento e orientação jurídica, o Cijus comprova o pioneirismo do TRT-13 como instituição preocupada com a promoção dos Direitos Humanos e da Justiça Social.

Voltado tanto às pessoas regularmente empregadas como àquelas em situação de desemprego, o Cijus tem a proposta de ser um espaço físico e social seguro, confortável e acolhedor, com foco na promoção de bem-estar, acessibilidade, agilidade para a resolução dos problemas cotidianos, do acompanhamento das necessidades básicas, da prevenção dos riscos e vulnerabilidades dos trabalhadores e das pessoas em situação de pobreza ou extrema pobreza.


Para saber mais detalhes sobre os serviços ofertados por cada parceiro, confira este material explicativo. 

 

Placa CIJUS

Serviço:

Centro Integrado da Justiça Social - CIJUS
Endereço: Avenida Dom Pedro I, 247, Centro (vizinho ao Shopping Tambiá)
Funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h
Contato: (83) 3533-6193



Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social TRT-13

 

Comments: