Cadastre-se

Semana da Mulher-45.jpg

Ao som do alfaia e agbê, teve início, nesta terça-feira (12), a Semana da Saúde da Mulher do TRT-13: “saúde da mulher em todas as fases”. O evento, organizado pela Coordenadoria de Saúde (CSaúde) e pela Secretaria de Gestão de Pessoas e Pagamento de Pessoal (Segepe) do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), seguirá com atividades até a próxima quinta (14), incluindo palestras e apresentações musicais. 

Magistradas, servidoras, estagiárias, aprendizes e terceirizadas do Tribunal tiveram momentos de rico conhecimento com palestras sobre climatério, abordada pela ginecologista Wanicleide Leite, e o papel da nutrição na saúde da mulher, tratada pela nutricionista Alexsandra Santos. Além disso, o evento contou com exposição fotográfica, sorteio de bioimpedância e teve, ainda, a declamação de um poema de autoria própria da jovem aprendiz Josivania dos Santos, que emocionou a plateia. 

Ao abrir o evento, a vice-presidente do TRT-13, desembargadora Herminegilda Leite, salientou a importância de cuidar da saúde de maneira integral. “Precisamos cuidar do corpo, da mente e do espírito. Não somos uma coisa separada, mas um conjunto e, portanto, é preciso nos cuidar de forma holística, com harmonia e integralidade enquanto seres humanos”, destacou.

Por sua vez, a coordenadora de Saúde do Tribunal, Manuella Cavalcanti, enfatizou que o evento buscou abordar a saúde da mulher nas mais diferentes fases, sejam as que estão em idade reprodutiva, sejam as que já estão experimentando o climatério. “É gratificante poder ofertar esse evento e proporcionar um momento de bate-papo e conhecimento, sempre em busca da promoção da saúde e da qualidade de vida”, afirmou.

Semana da Mulher-46.jpg

Saúde da mulher

A ginecologista e especialista em sexualidade e implantes hormonais Wanicleide Leite abordou, em sua palestra, as estratégias para minimizar os efeitos do climatério. Segundo explicou, a proposta é informar sobre os sintomas, mas, ao mesmo tempo, sobre as potenciais soluções para viver a fase da melhor forma possível. “É importante saber que é uma fase rica em sintomas que podem perturbar a qualidade de vida, a exemplo de insônia, ressecamento da pele e transtornos sexuais. É um novo desafio que a mulher vai enfrentar e que tem repercussões psicológicas. Por isso, os esclarecimentos e orientações são essenciais”, frisou.

Já a nutricionista Alexsandra Santos ressaltou o quanto a alimentação, encarada de forma leve e saudável, pode contribuir e ser uma verdadeira aliada da saúde da mulher. “Para dar conta das inúmeras atribuições que a mulher tem, é preciso estar bem alimentada e nutrida. Por isso, saúdo o TRT por fazer essa abordagem mais ampla da saúde da mulher e por mostrar que o autocuidado começa de dentro para fora, contexto que inclui a alimentação”, disse.

A psicóloga Edivânia Martins classificou o evento como enriquecedor. “O olhar do TRT voltado para as mulheres só comprova isso. As palestras contribuíram para aprender mais sobre as temáticas e parabenizo o tribunal pela iniciativa”, comentou. Por sua vez, a servidora Ana Lídia Partel Oliveira considerou o evento bem pensado e original. “As palestrantes tinham muito conhecimento técnico e teórico. Gostei que a ginecologista enfatizou que a mulher deve ser autêntica e viver suas questões emocionais e físicas, enquanto a nutricionista trouxe uma proposta de equilíbrio na alimentação”, pontuou.

Semana da Mulher-51.jpg

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social TRT-13

 

Comments: