Cadastre-se

empreendedorismo empregabilidade .jpg

A segunda fase formativa do Programa Empregabilidade na Diversidade, iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) que foca na profissionalização da população trans e o ingresso no mercado de trabalho, está contando com uma Jornada Empreendedora. Durante três dias, as e os participantes do programa terão uma série de oficinas ministradas pelo Sebrae/PB que abordarão diferentes aspectos do empreendedorismo. 

A expectativa, de acordo com a coordenadora de Projetos Sociais e Promoção dos Direitos Humanos (Aspros), Jamilly Rodrigues da Cunha, é que as oficinas possibilitem as e aos participantes ampliarem a visão sobre o mercado de trabalho e suas opções. “Muitas e muitos alunos têm seu próprio negócio, por isso a capacitação é importante, pois amplia a formação profissional. Além disso, permite que elas e eles possam seguir por esse caminho de empreender, olhar para as suas trajetórias e saber o que querem do futuro”, frisou.

Segundo explicou o consultor Danylo Aguiar, as oficinas utilizam, de forma adaptada e com aulas dinâmicas, a metodologia Bootcamp focando em três pilares: mindset empreendedor, planejamento e gestão do negócio e comunicação e venda. “São oficinas imersivas para trabalhar os principais temas de empreendedorismo. Com isso, queremos com que elas e eles tenham uma visão estratégica de um negócio. Hoje, o empreendedorismo permite maior diversidade e inclusão, de modo que é importante que cada um possa se mostrar como realmente é”, salientou.

Durante a abertura das oficinas, a analista técnica do Sebrae/PB, Renata Câmara, enfatizou a oportunidade de aprender novos conhecimentos. “Quando falamos em empreender é pensar: como estou me preparando para encarar os desafios? Como me comporto? Por onde começar?”, questionou, acrescentando que empreender é mais do “ganhar dinheiro”. “É um comportamento que engloba toda as as ações do indivíduo”, destacou.

Expectativas

Um dos participantes do projeto é Lucca Pietro, de 20 anos. Ele contou que não tem muito conhecimento sobre empreendedorismo e, portanto, espera aprender bastante com a oficina. “Espero muito aprender mais e desenvolver várias habilidades empreendedoras”, disse.

Por sua vez, Rawenna afirmou que, por estar em João Pessoa há poucos meses, está aproveitando todas as oportunidades que têm para poder fixar permanência na cidade. Dessa forma, espera que aprender mais sobre empreendedorismo ajude com este objetivo. “Quero buscar oportunidades e essas aulas junto com os cursos do projeto vão me ajudar”, revelou.

A iniciativa

O Programa Empregabilidade na Diversidade foi lançado em junho deste ano pelo Tribunal e tem como público-alvo pessoas trans em situação de rua ou vulnerabilidade social. Por dois meses, as e os participantes vão passar por uma série de atividades, que incluem acolhimento, formação profissional e encaminhamento à empregabilidade. A ação é executada pela Assessoria de Projetos Sociais e Promoção dos Direitos Humanos (Aspros) do TRT-13.

Além da oficina, o programa está promovendo os cursos de Hotelaria e Turismo, ministrado pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), e de Auxiliar de Cozinha e Cumim, em parceria com a Associação Brasileira de Bares Restaurantes e Similares do Brasil – Seccional Paraíba (Abrasel). Outra importante ação relacionada ao programa é a publicidade em busdoor, feita em parceria com o Sintur-JP e que estampa a iniciativa em cinco ônibus que circulam na capital paraibana. A formatura desta primeira turma está prevista para o dia 14 de agosto. 

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social TRT-13

 

Comments: