Cadastre-se

A Secretaria de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgou a&160;edição 789&160;do Informativo de Jurisprudência. A equipe de publicação destacou dois julgamentos.&160;

No primeiro processo em destaque, a Primeira Seção, por unanimidade, decidiu que a impossibilidade de obtenção dos registros acerca dos dias não trabalhados ou das horas compensadas não pode se tornar um óbice para descontar os dias não trabalhados pelos servidores públicos em decorrência de greve. O entendimento foi firmado na&160;PET 12.329, de relatoria do ministro Francisco Falcão.

Em outro processo destacado na edição, a Sexta Turma, por unanimidade, definiu que a natureza jurídica das medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha é de tutela inibitória e não cautelar, inexistindo prazo geral para que ocorra a reavaliação de tais medidas, sendo necessário que, para sua eventual revogação ou modificação, o Juízo se certifique, mediante contraditório, de que houve alteração do contexto fático-jurídico. A tese foi fixada no&160;REsp&160;2.036.072 e teve como relatora a ministra Laurita Vaz.

Conheça o Informativo

O&160;Informativo de Jurisprudência&160;divulga periodicamente notas sobre teses de relevância firmadas nos julgamentos do STJ, selecionadas pela repercussão no meio jurídico e pela novidade no âmbito do tribunal.

Para visualizar as novas edições, acesse Jurisprudência > Informativo de Jurisprudência, a partir do&160;menu&160;no alto da página. A pesquisa de informativos anteriores pode ser feita pelo número da edição ou pelo ramo do direito.

Comments: