Cadastre-se

Uma data que remete a muita luta, o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (8), costuma provocar importantes reflexões. Embora seja um momento para comemorar as conquistas obtidas até agora, ainda é necessário avaliar e agir em prol da equidade real entre mulheres e homens. É neste sentido que o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), ao tempo em que celebra a data, também promove reflexões durante uma série de eventos que começam nesta sexta-feira (8).

Logo às 8h, estão previstos dois eventos. No edifício-sede, as alunas do curso de Especialização em Gestão Pública assistirão a uma palestra proferida pela diretora do Centro de Educação da UFPB, professora Adriana Diniz. Enquanto isso, a Escola Judicial promoverá o ciclo de palestras “As promessas constitucionais e as mulheres nos espaços de poder”, ministradas pelas juízas do trabalho Daniela Lustoza e Silvia Teixeira do Vale, no Auditório do Fórum Maximiano Figueiredo, das 8h às 12h.

A juíza do trabalho do TRT-21 (RN), Daniela Lustoza, apresentará, das 8h às 10h, a palestra “As promessas constitucionais e as mulheres nos espaços de poder”. Já Silvia Teixeira do Vale, juíza do TRT-5 (BA), falará, das 10h às 12h, sobre “Igualdade Salarial - uma análise da lei n.º 14.611/2023” (lei que dispõe sobre a igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre mulheres e homens).

Mas as comemorações não se encerram nesta sexta-feira. A partir da próxima terça-feira (12), a Coordenadoria da Saúde (CSaúde) e a Secretaria de Gestão de Pessoas e Pagamento de Pessoal  (Segepe) realizarão a semana “Saúde da Mulher em Todas as Fases”. O evento terá roda de conversa sobre o Climatério - das novas descobertas às estratégias para minimizar seus efeitos, sorteio de Bioimpedância para os participantes da roda de conversa e Mostra fotográfica com momento musical.

Exposição Mulheres.jpegEntre as palestrantes do evento, estão a ginecologista Wanicleide Leite, a nutricionista Alexsandra Santos e a endocrinologista Fernanda Moura. Além disso, ao longo deste mês, a Biblioteca Sociólogo Odilon Ribeiro Coutinho, vinculada à Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), está promovendo uma exposição de escritoras intitulada “Vozes Femininas na Biblioteca”.

Ações do TRT-13

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba tem promovido uma série de iniciativas no intuito de buscar a equidade de gênero no âmbito da instituição. Norteadas pelo Programa Empodera TRT-13, as ações abarcam tanto o público interno quanto o externo. Entre as principais delas estão a ampliação da participação feminina nos cargos de gestão, a criação do Observatório de Gênero, a reserva de cargos nos contratos de prestação de serviços continuados, com mão de obra exclusiva e a adesão à Rede Equidade e Movimento Elas Lideram 2030. Para saber mais sobre as ações, visite a página do Empodera TRT-13.


De acordo com a ONU Mulheres, é necessário um adicional de US$360 bilhões por ano para alcançar a igualdade de gênero plena. Além disso, reduzir as diferenças de gênero no mercado de trabalho poderia aumentar o PIB per capita em 20% e reduzir as diferenças nos cuidados e expandir serviços com empregos decentes poderia gerar quase 300 milhões de empregos até 2035. Por isso, a organização está trabalhando o tema “Invista nas mulheres: Acelere o progresso”. Para saber mais, leia a página da ONU Mulheres.

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social TRT-13

 

Comments: