Cadastre-se

TRT em Movimento Itabaiana 1.jpeg

Crianças, jovens, adultos e idosos que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do município de Itabaiana tiveram um dia diferente na última quarta-feira (28). É que o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) promoveu mais um TRT-13 em Movimento no espaço, que fica na comunidade Jucuri. Esta foi a primeira edição do projeto em 2024, que leva ações de cidadania, de saúde e orientações jurídicas para além dos muros do Regional.

Nesta edição, além de orientações e esclarecimentos processuais, tanto na área trabalhista quanto na eleitoral e na justiça comum, os participantes puderam fazer o currículo e participar de palestras sobre sustentabilidade, assédio moral e violência contra a mulher e os perigos do alcoolismo e tabagismo. Em relação às ações de saúde, a equipe de enfermagem do TRT-13 estava a postos aferindo a pressão arterial e fazendo testes de glicemia, enquanto a equipe de odontologia entregou kits de higiene bucal e fez esclarecimentos para uma correta escovação.

Além disso, as crianças e os participantes mais jovens puderam aproveitar ações como o projeto Criançar e as aulas de introdução à eletrônica e robótica. A novidade desta edição foi a participação dos jovens aprendizes que participaram do projeto Quilombo vai à Nasa. Eles levaram o Jogo da Água, desenvolvido dentro do hackathon promovido pela agência espacial norte-americana no fim de 2023, e puderam falar sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6, que trata de água potável e saneamento.

TRT em Movimento Itabaiana 7.jpeg

O secretário de governança e gestão estratégica do TRT-13, Max Frederico, avaliou positivamente a edição do projeto em Itabaiana. “As ações tiveram grande adesão e, certamente, impactou a vida de todos. Tivemos bastante participação e envolvimento das pessoas, que estavam sedentas pelos serviços que o Tribunal estava oferecendo. Isso nos emocionou bastante. Recebemos muitos elogios dos participantes, que agradeceram os nossos cuidados”, destacou.

Com esta, já foram realizadas seis edições do TRT-13 em Movimento nas seguintes localidades: comunidades de Paratibe e Muçumagro; Casa do Migrante; Secretaria de Políticas Públicas Para as Mulheres, em Cabedelo; Baía da Traição; e Centro Comunitário Bom José (CBJ), na comunidade da Citex.

TRT em Movimento Itabaiana 2.jpeg

Gratidão e conhecimento

O prefeito de Itabaiana, Lúcio Flávio de Araújo Costa, agradeceu pela realização do TRT-13 em Movimento no município. “Essa ação faz uma ponte e dialoga diretamente com a comunidade, trazendo serviços de saúde e de informação de muita importância para todos. É uma parceria muito bem-vinda e espero que perdure. Só tenho a agradecer e enaltecer o TRT-13 por esse espírito e visão”, salientou.

A secretária de Desenvolvimento Humano de Itabaiana, Amanda Virgínia Costa, enfatizou a alegria de receber o projeto no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). “Aqui temos uma série de serviços à disposição da comunidade e, certamente, a ação do TRT-13 enriqueceu a vida dos usuários. Agradecemos demais por essa iniciativa”, disse.

TRT em Movimento Itabaiana 5.jpeg

A usuária do SCFV, Maria Rosângela de Sousa, participou da ação em Itabaiana e aproveitou para verificar a pressão e a glicemia. “Achei ótimo porque é muito importante termos quem se preocupe com a saúde da gente. Deveria ser feito mais vezes”, afirmou. Outro usuário do espaço, o aposentado Manoel da Silva ressaltou a clareza das informações passadas sobre alcoolismo e tabagismo. “Gostei muito porque o médico explicou bem direitinho, deixando a gente falar o que sentia. Foi muito bom”, disse.

Por sua vez, a manicure Eduarda Moura da Silva afirmou ter gostado da palestra sobre assédio moral e violência contra a mulher. “Pensamos que é coisa simples do dia a dia, mas na verdade não é. Aprendi bastante e gostei muito”, frisou. Já o adolescente Pedro Henrique de Souza Brito também gostou do dia diferente proporcionado pelo TRT-13. “Aprendi muitas coisas novas e poderei ter um futuro melhor”, pontuou.

Em 2023, o TRT-13 em Movimento foi finalista da categoria “Inovação social” no Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial 2023. Para além da prestação jurisdicional, a ação tem como foco o lema “TRT-13 de portas abertas, inclusão e diversidade”. A proposta é, literalmente, sair dos muros que cercam o Tribunal para ir até comunidades e associações levar serviços a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

TRT em Movimento 8.jpeg

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social TRT-13

 

Comments: